24/01/2013

Saturno regente 2013 – Mitologia - Previsões



Essa visão é das minhas preferidas, a Mitologia ensina muito!

Saturno constitui um dos mais complexos arquétipos na mandala astrológica.
Escuridão, destruição, doenças e atraso são todos lançados sobre os ombros de Saturno.
Reza a tradição astrológica que os benefícios de Saturno seriam maiores do que os de qualquer planeta.
Os gregos conheciam Saturno como Chronos, que significa Tempo.
“Chronos era filho de Urano (Pai Céu) e Gaia (Mãe Terra). Quando Urano se tornou tirânico e despótico, Gaia persuadiu Chronos a derrubar seu pai. Chronos esperou Urano e castrou-o com uma foice: tornou-se assim rei dos deuses. Casou-se com sua irmã Réia e, como seu pai, tornou-se um déspota à sua maneira. Começou a acreditar que seus filhos tentariam destrona-lo, assim como ele destronara seu pai. Logo que Réia dava a luz, Chronos  engolia os recém-nascidos, consumindo sua própria descendência. Primeiro Héstia, em seguida Deméter, Hera, Hades e Poseidon desapareceram dentro do estômago de Chronos. Mas, quando Zeus nasceu, Réia embrulhou uma pedra em cueiros e Chronos, sem perceber, a engoliu.  Zeus foi mantido a salvo; quando cresceu, começou a trabalhar como copeiro para o velho Chronos e lhe deu uma poção que o fez vomitar todos os filhos. Apoiado por seus irmãos e irmãs, Zeus pegou em armas contra Chronos e os outros Titãs. Após 10 anos de guerra, os novos deuses, os olímpicos, reinaram supremos. Chronos e seus irmãos foram aprisionados no Tártaro, uma região escura e sombria nos confins da terra.”*
* Hesíodo, Theogony and Works and Days, ibid, pp 7-25.
Saturno, armado de uma foice destronou Urano pela castração, acabando com seu poder gerador.
Chronos terminou sua carreira como prisioneiro no Tártaro. O planeta Saturno pode, literalmente, colocar-nos em nosso Tártaro pessoal.
O Saturno astrológico sempre foi associado à letra da lei e não ao espírito: os gnósticos e os primeiros cabalistas identificaram Saturno com o deus do Velho Testamento, que viam como um pai tirânico, obcecado pelo cumprimento rígido da lei.
Há de fato uma associação entre a trindade masculina de pais-deuses representados por Júpiter, Saturno e Urano, que simbolicamente representam o pensamento patriarcal religioso e político através das eras.
Talvez o símbolo mais completo de Saturno seja aquele que vem do folclore popular, o Pai do Tempo. Essa figura alegórica deriva-se claramente de Saturno. Chronos significa Tempo, o Pai Tempo faz sua aparição na noite do Ano novo, que ocorre durante o mês astrológico de Saturno, Capricórnio.
Saturno deve nos apresentar limitações e restrições. Pode nos amadurecer, forçando-nos a trabalhar dentro dos nossos limites. Pode lançar sobre nós a sombra do Pai tirânico, da qual devemos aprender a emergir. Todos esses trabalhos só podem ser realizados com o tempo, e sua realização leva a um renascimento.

Nenhum comentário: