16/06/2012

Óh Pomba Gira rainha...

Estava refletindo sobre a figura da Pomba Gira.
Desde de criança ouço falar de pomba gira.
Cresci observando a vida, a realidade de várias pessoas, sobretudo mulheres, por serem minhas iguais.
Alguém sempre ia na "macumba" pedir coisas pra pomba gira. (?)
Eu pensava: o que é isso que essas pessoas estão falando?..rs..
Então me marcou e fiquei atenta pra procurar saber e entender mais.
Ouvia que a pomba gira (um espirito) encorporava numa pessoa no terreiro, era muita informação estranha pra mim e isso só aumentava minha curiosidade, em minhas palavras de hoje é gente morta se manifestando através de gente viva! kkkk
E que a pomba gira é uma mulher da vida, puta né, que fica bebendo com os homens, não é uma mulher de respeito.
Tá, pensava.
Mas vcs não vão lá pedir ajuda pra ela?
Essa história ficou por aí, não cheguei a nenhuma conclusão, tinha por volta de 7 anos quando refleti sobre isso tudo.
Uma vez, há uns 5 anos, ouvi um ponto de pomba gira, música de pomba gira:

"Rainha Pomba Gira
Vou cantar em seu louvor
Na barra da sua saia
Corre água e nasce flor
Corre água e nasce flor"

Achei tão lindo, meigo, feminino, belo, via uma pomba gira assim, feliz, sensual, bonita, forte, dona de si e tão feminino.
O sentimento que tive foi o mesmo quando penso em Yemanjá, achei estranho pois aquela imagem de pombagira que conheci não tem nada a ver com Yemanjá, pensei que podia ser pq fala água na música, água/yemanjá, yemanjá/água, entende?

Tive o vislumbre de entender essa sensação, acredito ser a mesma energia sim, o mesmo nível de energia pois tanto de uma linha como a de outra são essências femininas.
A força de pomba gira é  uma das essências femininas, outra sem dúvida é a de Yemanjá, a maternidade.

Foi interessante sentir isso, ter essa clareza, a sensualidade foi colocada em preconceito, em negação, mas é a força, a energia e a feminilidade da vida, a primeira, da sensualidade, do desejo, depois vem a maternidade e a vida se concretiza.

Linda essa sensação, esse vislumbre tão diferente do padronizado em mim e nas pessoas por aí.

Minha compreenção por Pomba Gira foi transmutado, vi a beleza.

Espero que essa imagem negativa da Pomba Gira mude para muitas pessoas.

2 comentários:

amelie v. disse...

Eu penso que essa figura que vem antes de Yemanjá, a figura do desejo, do feminino em esplendor é Oxum.
Oxum é a nossa Vênus, "energia cinética" que nos leva até Eros (o relacionamento). Com o relacionamento, que é a junção de duas pessoas nasce a terceira, e com ela a figura da Mãe (a Lua).
Ou... Yemanjá.
Pra mim as duas figuras femininas da Umbanda são Oxum (Venus) e Yemanjá (Lua).
A amante e a mãe.
As pomba-giras são como ramificações, vibrações das energias de Oxum.
É como se fosse as Hetairas de Vênus-Afrodite.
Jamais desmerecendo as Hetairas, que se comparando as Gueixas, eram mulheres extremamente inteligentes e sensuais. Até engraçadas e com um ótimo astral, pq não?

Déborah Gérbera disse...

Obrigada Amelie!