03/05/2012

Espelhos e energia do lar - Feng Shui

Os espelhos provocam fascinação desde o início das civilizações. Ele é visto em contos e lendas sempre como um poderoso instrumento. E na modernidade, eles avançam como peças de destaque na decoração de ambientes. Mas, afinal, de acordo com o feng shui, quais as recomendações para usar um espelho?
Aquilo que parece ser bonito pode provocar problemas, que muitas vezes não são detectados. A seguir, uma relação de dicas para o uso correto dos espelhos.

Excesso: é possível, sim, ter muitos espelhos em um mesmo ambiente, mas é preciso ter bom senso. Quando um cômodo é todo espelhado, estamos movimento em demasia a energia desse local. Isto pode provocar irritabilidade e mal-estar.

Iluminação: espelho e ambiente muito iluminado é uma combinação perigosa. Juntos, esses dois elementos deixam o local "agressivo".

Porta de entrada: um grande espelho localizado na entrada de um imóvel é péssimo para a energia da casa e de todos que lá vivem. Toda a energia chi que circula pelos ambientes vem de fora e entra pela porta principal. Quando temos um espelho logo após essa entrada, ele irá refletir todos os bons fluidos que deveriam entrar. Solução: mude o espelho de lugar.

Janela: toda a imagem que "entra" por uma janela é refletida no ambiente caso este possua um espelho. Se pela sua janela, por exemplo, se vê um rio poluído ou um hospital, esses símbolos negativos serão refletidos dentro de seu lar. Mas, se pela janela temos imagens bonitas e agradáveis, o espelho irá reproduzir essas belezas.

Imagens negativas: se há um quadro com gravuras de tragédia ou algo triste e solitário, tenha cuidado em dobro! Um espelho irá redobrar essas imagens negativas.

Posição: muito cuidado quando for fixar o espelho em uma parede. Ele nunca deve ficar em uma altura que "corte" a cabeça das pessoas. Ele precisa refletir o rosto e a cabeça por inteiros.

Sala de jantar: esse é um dos melhores cômodos da casa para se ter um espelho. A mesa representa fartura e união entre familiares e amigos, portanto, vale a pena refletir essas energias.

Fogão: esse eletrodoméstico segue o mesmo raciocínio da mesa de jantar. O feng shui recomenda que seja colocado um espelho pequeno atrás do fogão ou em uma de suas laterais, refletindo e, consequentemente, dobrando os alimentos preparados.

Quarto: espelhos não são bem-vindos no ambiente em que as pessoas dormem. Eles alteram a harmonia durante o sono. Solução: tirá-los do cômodo ou cobri-los quando for deitar.

Lojas: espelhos no fundo da loja, de frente a porta de entrada, é um péssimo sinal. Toda a energia, de clientes e negócios, bate no espelho e sai da empresa. E isso definitivamente não é bom.

Por Franco Guizzetti

Nenhum comentário: