30/12/2010

Prepare a casa para o Ano Novo

Neste finzinho de ano ou no inicio do próximo, prepare sua casa, renove as energias, as forças, dê um novo brilho para seu lar.
É bem trabalhoso, é provavel que queria desistir antes de chegar a metade mas faz um bem danado no fim é uma bela de uma faxina.
Comece poronde você não mexe faz tempo, como aos maleiros do guarda roupa, o quartinho da bagunça, garagem, sabe aquelas caixas que você nem se lembra o que tem dentro? Lá mesmo!
Faça uma limpeza sem dó, algo que enm se lembrava, que não usou ém 2010 doe! Ou jogue fora, dependendo da situação da coisa.
Mas sem dó!
Reveja também os objetos de decoração, louça, coisas muito velhas, quebradinhas, trincadas, desfaça de tudo, são coisas que estagnam a energia vital da casa e consequentemente as suas.
Compre objetos novos, mude móveis de lugar, pinte uma ou outra parede com um novo colorido, reforme algum móvel como o estofado de uma poltrona, mude um tapede de ambiente
Inunde seu lar com cheiros inspiradores, românticos, confortantes com insensos, essências, flores.
Depois da faxina comum da casa, limpe os ambrinetes conforme descrito aqui:
Purificação de ambiente
No chão passe pano com água misturada com alcool (cuidado pois o alcool pode quimar o piso, se deixar o pano com a mistura parado num ponto, tanto madeira como piso frio) passe de forma continua em direção a saída, pode até ser com aguardente.
Se preferir misture sal (pouco) na água e passe, neste caso cuidado para não arranhar pisos mais frágeis, dilua bem e pronto.
Essas misturas proporcionam uma limpeza energética profunda, sua casa ficará firme, forte e feliz para a nova jornada e tudo isso envolve toda a afampilia também.
Novos ares!
Um 2011 muito prósperos para todos nós!!!

Ano novo vida nova?

Claro!
Que excelente oportunidade de recomeçar, de renovar, dar vida nova ao velho.
A virada do ano é um momento muito especial, dá esperança de uma vida melhor, de felicidade, paz.
Aproveite este momento único da melhor forma, quer uma boa renovação?
Escreva, mas escreva mesmo, não deixe apenas pensamentos ao vento, como foi seu ano de 2010, lembre-se da virada do ano,  o que você sentiu, o que planejou e desejou.
Percorra o ano inteiro, fatos, acontecimentos, coisas bacanas, coisas ruins, desafios, alegrias, reveja fotos, sua agenda, certamente irá recolher muitas lembranças, coisas que já tinha se esquecido.
Não tenha pressa, faça curtindo, querendo colher mesmo.
Depois construa seu ano de 2011, o que você almeja?
Faça um plano com objetivos reais e que representem seu âmago, que vá além de conquistas e realizações materiais, que atendam seu coração, estabelça prazos, por exemplo: visitar minha tia, que mora em outra cidade, até março.
É comprovado que quem planeja alcança seus objetivos e quem não traça nenhum objetivo não muda, a vida fica igual, sem conquistas.
Tire melhor proveito do seu ano, não desperdice energia, não invista em que não lhe agrada, satisfaça sua alma, a hora e agora.
Um 2011 cheio de Luz para todos!

09/12/2010

Especial Lua - Próximos especiais

Eclipses da Lua

A mudança em nosso humor e atitude pela posição da Lua sobre as constelações de cada signo

Em breve...

Especial Lua - Interpretação nos Signos

Como já vimos, a Lua rege nossas emoções, sentimentos, reações e habitos, é extremamente importante em nosso mapa astrológico, algumas culturas, como as orientais dão maior importância ao signo lunar.
Nosso signo lunar indica onde encontramos bem estar e conforto, quando nos perdemos e não estamos bem é a ele que devemos recorrer.
O signo lunar é muito importante na infância, é comum as crianças apresentarem principalmente as características de suas Luas.
Equilibre as características de sua Lua com as do seu Sol e também de seu ascendente.


Confira:

Lua em Áries: A pessoa gosta de de independência, é agressiva, indelicada, egoísta e de atitudes infantis, é explosiva e difícil, causando reações bruscas e nervosas. Adora viajar. É inquieta, esforçada e de um enorme magnetismo.

Lua em Touro: A natureza mutável da Lua é estabilizada neste signo, trazendo qualidades civilizadas, práticas, protetoras, maternais e persistentes. A pessoa adora terra, construção e estrutura. é exigente e com fortes extintos materialista.

Lua em Gêmeos: Extremamente melancólico, agitado e tagarela. Gosta de expressar suas emoções de forma alongada, extensa. Altamente inteligente mas muitas vezes incapaz de controlar seus próprios sentimentos. Muito espirituoso, pode ser muito arrogante e sarcástico também.

Lua em Câncer: Super sensível, muito tímido e falta de auto-confiança. fortemente ligado a mãe ou à imagem de mãe. Busca segurança e uma vida caseira estável. Cauteloso com as finanças e bens. Avesso a perdas e com fortes instintos protetores.

Lua em Leão: É o artista do zodíaco. Animará quase todo o mapa astrológico com suas reações expansivas e resplandecentes. Generoso, adora elogios e atenção. Pode ter acessos de fúria e ficar amuado se não se sentir estimado.

Lua em Virgem: Calmo, sério, exibe reações de indiferença e insensibilidade. Sente-se a vontade com trabalho rotineiro e detalhado. Consciente sobre sua saúde e exigente com a higiene pessoal. Emoções íntimas caóticas e, em geral, reprimidas.

Lua em Libra: Charmosas, simpáticas, atraentes, inteligentes e exteriormente serenas, essas pessoas abrilhantarão qualquer ocasião social. Entretanto, podem ser marcantemente egoístas, cruéis e insensíveis. apreciam a boa conversa, ambientes harmoniosos e companhia rica.

Lua em Escorpião: Sujeito a experiências intensas, sentimentos profundos. Ciúme, possessividade e raiva fervem por baixo de uma fachada calma. Intuitivos e investigadores, dão excelentes psiquiatras, detetives ou videntes. Se dominados pela mãe na infância, em geral, se rebelam na maturidade e terão dificuldade em manter relações amorosas.

Lua em Sagitário: Mutável e melancólico, esta configuração produz o nômade emocional do zodíaco, faltando-lhe concentração e lealdade. Possui senso de humor, embora às vezes seja um pouco grosseiro. Pode ser atrapalhado, animado, histérico e brincalhão.

Lua em Capricórnio: Emoções reprimidas, inibidas, frequentemente causadas por uma mãe severa. a pessoa luta por segurança através de meios materiais e é capaz de usar os outros para suas próprias finalidades. Estável, perseverante, ambicioso e controlado.

Lua em Aquário: Bom e sarcástico senso de humor. Sociável e amistoso em grande grupos, mas evita relacionamentos íntimos. Independente, extraordinária criatividade e muito talentoso, porém insensível aos sentimentos alheios. no entanto, pode tornar-se profundamente comprometido com causas, situações de grupo e amigos.

Lua em Peixes: Sonhador, imaginativo, super sensível e, muitas vezes, sem direcionamento pessoal. românticos, poéticos, médiuns, artistas e criativos, são escapistas e avessos à publicidade. Inconstantes nas afeições, podem ser melancólicos, irresponsáveis, indignos de confiança e propensos a exagerar em quase tudo.

Especial Lua - Astrologia

Entre as relações de sentimento de nossa vida, nenhuma é mais importante do que a relação com a mãe, também simbolizada pela Lua. O modo como fomos criados no inicio da vida, podemos falar inclusive desde  do útero, o amor que recebemos ou deixamos de receber, representa um papel importantíssimo na formação dos instintos inconscientes que regem nosso comportamento.

É fácil ver por que os antigos astrólogos colocavam tanta ênfase na Lua. em grande parte, somos dirigidos por essa rede de sentimentos inconscientes representados pela Lua. Muitos astrólogos buscam relacionar a Lua à primeira parte de nossas vidas e dizem que viajamos metaforicamente em direção ao simbolismo de nossos signos solares conforme envelhecemos. Essa é uma outra maneira de dizer que devemos nos libertar das relações puramente instintivas e que a maturidade consiste em ligar-nos mais diretamente ao propósito consciente ou sentido de destino, o Sol.

Mas essa é apenas uma regra prática, no mapa individual, às vezes aquilo que é representado pelo Sol é um senso deformado ou fraco de destino, enquanto, enquanto a Lua tem um belo aspecto. Um individuo com um tipo lunar positivo, pode achar preferível confiar em seus instintos, valorizar a tradição ou o passado e não complicar a situação, ele pode muito bem encontrar uma finalidade na tranquilidade. De acordo com astrólogos hindus, esse é de fato um dos melhores destinos possíveis.

Isso ilustra a diferença entre orientais e ocidentais na forma de interpretar a vida. Se aceitamos a Lua como o arquétipo feminino ou símbolo yin da astrologia, seu modo receptivo, tranquilo e altamente intuitivo preenche o modelo ideal de pensamento oriental, mas no ocidente, onde a ação, a realização, a ambição e os objetivos são modos prioritários de comportamento, a inclinação em direção a Lua pode ser vista como uma forma de comportamento estática e improdutiva.

No mundo astrológico, é bem conhecido o conceito que a Lua representa os padrões emocionais negativos do passado que devem ser superados ou transcendidos para se cumprir o destino solar. Isso por vezes resulta na crença de que a própria Lua é negativa, enquanto o Sol é positivo e deve ser desenvolvido em detrimento da Lua. esse tipo de ênfase unilateral tende a desvalorizar o feminino. Esse rótulo negativo dado a Lua reflete o enraizado medo do inconsciente ou do princípio feminino característico de sociedades solares ou patriarcais.

A verdade é que não há um acordo universal entre astrólogos sobre a Lua no que toca a sua influência sobre o caráter do indivíduo. Porém, algo o que geralmente se concorda é que ela representa a Mãe e Sentimentos. É muito importante considerar esses elementos num mapa quando se trata dos fatores de motivação básicos pelos quais as pessoas tendem a levar suas vidas.

A Lua contém a chave para a segurança e o amor emocionais representado no início da vida pelo amor da mãe e a segurança que ela sentiu e conseguiu transmitir ao filho. A maternidade representada por Ceres é o ato físico de dar essa segurança e os instrumentos dados pela mãe para ajudar o individuo a abrir o seu próprio caminho no mundo.

A Lua, como um corpo celestial mutável, reflete os sentimentos e humores mutáveis dentro de nós. Quando os aspectos negativos da Lua estão sendo expressos, não temos controle sobre nosso humor ou nossas manifestações emocionais. Estamos sujeitos a tudo o que vem a nós e temos apenas nossos sentimentos instintivos para responder aos estímulos externos. esse tipo de comportamento lunar, em seu extremo, leva a loucura, torna a pessoa totalmente desequilibrada emocionalmente.    

Especial Lua - Fases

A influência da fase da Lua no nascimento e ainda as ações mais indicadas para cada fase

Quanto a relação da Lua com a mãe, vimos que a Lua, quando está cheia, simboliza a maternidade em seu auge. Mas nem todos tem essa relação com a mãe.
A chave para o relacionamento mão/filho sugerida pelo mapa astrológico relaciona-se com a posição da Lua por signo, casa e aspectos.

A fase da Lua no nascimento também descreve os primeiros anos do indivíduo

Lua minguante pode descrever uma criança que sofreu algum abandono ou isolamento nos primeiros anos de vida (mamães de bebês nascidos em Lua minguante não se apavorem, isso pode ter um significado muito profundo e oculto como um momento emocional da criança, por exemplo), e pode também, apontar para uma alma velha, ou seja, antiga, muito madura.

Os bebês de Lua cheia podem sentir a atração magnética da mãe influenciando-os ao longo da vida, mesmo quando está na hora de romper as amarras e ganhar autonomia.

O filho da Lua nova pode sentir-se sempre como um bebê e pode ser visto dessa forma pela família, inclusive após a maturidade.

Para os nascidos na Lua crescente a mãe sempre será uma figura importante, nunca se distanciará e corre o risco de ser cauteloso demais, ficando sempre a espera de um melhor momento.

Se você desconhece a Lua do dia do nascimento de seu filho ou do seu, consulte na internet, há vários sites que indicam o calendário lunar em qualquer ano.

Saiba as ações mais indicadas para cada fase da Lua

Lua Nova: excelente momento para iniciar qualquer coisa, projetos, conhecer pessoas novas, arrumar um namorado ou investir na melhoria da relação com o seu parceiro.
Bom momento para melhorar hábitos alimentares e iniciar dieta para ganho de peso.
Quer que seu cabelo demore para crescer? Corte-o nessa fase.

Lua Crescente: Momento de ação, colocar em prática o que vinha sonhando, correr atrás do que se quer, fazer parcerias, relacionar-se, plantar, investir.
Quer engravidar naturalmente ou por tratamentos de fertilização? Esta é a melhor fase.
Para os cabelos crescerem rápido, corte-os nesta Lua.

Lua Cheia: Suas ações anteriores serão ressaltadas aqui, para o bem ou para o mal, aqui tudo será exaltado.
Questões indefinidas se resolvem agora sob a luz lunar em seu ponto culminante.
Período de maior sensualidade.
Também é a fase em que o corpo retém mais líquidos, beba mais água que o normal e fique tranquila se sua dieta não for tão bem sucedida pois este momento o efeito é, de fato, menor.
Para cabelos mais volumosos, corte-os na Lua cheia.

Lua Minguante: Hora de recolhimento, de introspecção e reflexão sobre as ações passadas. Bom para organizar e jogar fora tudo que não serve mais, como abandonar o cigarro ou qualquer outro habito prejudicial, esquecer sentimentos negativos e mágoas.
Nesta fase, relacionamentos que já não estavam bem podem ter seu fim, já os iniciados neste momento podem ser muito intensos, porém procure não começar nada neste período, se puder espere, a energia é de analise e preparação para os próximos passos.
Quer manter o corte? Nessa fase o ritmo de crescimento dos cabelos desacelera novamente, corte-os agora.

Organize-se e harmonize-se com a natureza e verá a diferença nos resultados em sua vida.
Aproveite!

Especial Lua - Arquétipos de Jung

foto Déborah Gérbera
Tudo que é feminino e inconsciente, tudo que permanece latente dentro do homem torna-se um objeto de projeção revestindo uma mulher real na vida do indivíduo.
Entendeu? Vamos lá, tem muito mais ainda.
A Lua representa o suporte emocional da pessoa, a base de seus sentimentos pessoais profundos, um receptáculo bem semelhante ao inconsciente pessoal.
A infância é o estágio da vida em que o indivíduo começa a acumular hábitos, toma intimidade com as funções básicas do corpo e percebe a necessidade, inconscientemente, de se abrigar e se proteger do meio ambiente.
Os estágios da primeira infância deixam em nós profunda impressão e é desses primeiros fatores de condicionamento, ou seja, a influência da mãe da qual herdamos a necessidade da segurança emocional.
Nesse estágio passamos pelo processo de sermos moldados de uma determinada maneira, segundo as exigências da mãe, e acabamos herdando eventualmente mais do que gostaríamos de admitir. tornamo-nos parte dela.
A sensação de insegurança em geral decorre do fato de se estar isolado dessa fonte de proteção.
E quanto ao arquétipo da mãe?
Quando alguém menciona a palavra "mãe", quais são as imagens que surgem à mente?
A mãe mítica e arquetípica é a própria natureza, primitiva, passiva, mutável e repleta das águas protetoras da vida, permanentes e seguras.
O valor intrínseco do elemento feminino é sua passividade são características consideradas inferiores pela sociedade moderna.
A idéia típica da mãe é a de um ser protetor, provedor de apoio emocional quando a vida fica difícil e queremos nos retirar do mundo cruel.
É muito fácil projetar nossas expectativas com relação à "mãe" no pai ou em nossa mãe, verdadeiros na esperança de evocar essas qualidades.
O arquétipo da mãe é algo compartilhado por todos nós, todo mundo cria sua própria idéia da "mãe".

A Lua como anima
Ou seja, como personificação feminina do inconsciente, do inconsciente coletivo, idéia projetada sobre uma verdadeira mulher no decorrer da vida.
Sendo um processo peculiar da natureza, "a mãe terra" é a doadora de vida é a distribuidora de generosidade e prosperidade, aspectos do poder da matriarca.

Aquilo que pode encantar o homem é retratado na imagem de exuberante feminilidade a fim de ilustrar o poder sutil do elemento feminino.
A mulher que conduz a projeção do homem parece possuir todas as qualidades fatalmente atraentes exteriores a ele, quando na verdade, o homem está frente a frente com seu inconsciente.
A Lua e Vênus num mapa masculino demonstram o potencial de crescimento através da anima, as qualidades criadas por esses dois planetas em virtude de suas posições no mapa, formam o elemento feminino no homem. Portanto o tipo de mulher por quem ele se sente atraído é aquela que lembra seus signos de Lua e de Vênus, ele se envolve nos relacionamentos sentindo a orientação sutil da anima.
O arquétipo da anima é a face interna do homem, aquela que olha para o mundo feminino interior.
Como as qualidades femininas não podem ser admitidas com facilidade na consciência masculina, elas são deixadas desprotegidas lá no fundo do inconsciente. Mas elas procuram se expressar, elas emergem através da projeção como uma nova energia.
Todos os homens mantém determinadas expectativas com relação ao papel da mulher durante seus relacionamentos, a função indicativa do arquétipo da anima é ele "sabe" como são as mulheres, mas na verdade ele só conhece suas próprias experiências com as mulheres pelo legado deixado pelas impressões psicológicas da mãe. (Agora é o momento de elogiar ou "meter o pau" na sogra!!!...rs....)

Tipos de anima da Lua
                                         Positivo                       Negativo
Sentimento - água               Maternal                        Voraz
                                         Caloroso                         Frio
Ártemis/Diana                     Misterioso                      Confuso
                                         Sensível                      Neurótico

  Consulte em que signos se encontram a Lua e Vênus no mapa de seu marido e saberá quais as expectativas dele em relação a esposa, a mulher com que se relaciona, você verá o que o atraiu em você e também terá respostas dos motivos de sucesso, crise e fracasso do casamento/relacionamento.
Se você não tem o mapa dele mas sabe qual é a Lua já é meio caminho andado.
Se não sabe nada, procure na internet, há vários sites que fornecem mapa astral gratuitamente, as informações necessárias são data, local e horário de nascimento.

Especial Lua - Mitologia

Durante grande parte da história humana, a Lua teve maior importância simbólica que o Sol.

O folclorista Charles Leland, em 1899 em seu livro de contos, produzido a partir de pesquisas sobre bruxas italianas faz referência aos dias em que a deusa Lua reinava suprema. Intitulada Aradia: O Evangelho das Bruxas, a história conta como havia, originalmente,  dois principio da natureza: o feminino ou a Lua chamado Tana (Diana) e o masculino ou o Sol, chamado Lúcifer.
Tana perseguiu Lúcifer pelo céu até que conseguiu apanhá-lo; seduziu-o e ficou grávida. A filha dessa união foi Aradia, a padroeira das Bruxas.

Alguns estudiosos acreditam que, no período neolítico, sacerdotisas armadas com foices de pedra (simbolizando a Lua crescente) perseguiam homens pelos bosques sagrados, às vezes para fazer amor com eles, outras para sacrificá-los. (hummm...)
Crenças como essa remontam ao período paleolítico, quando a Grande Deusa e o Deus Cornífero (senhor das florestas e da terra) eram as únicas divindades conhecidas. Naquela época, o próprio tempo era contado pela Lua.
No período neolítico, a Lua era adorada como a grande deusa da vida e da morte e o crescente e o minguante da Lua eram símbolos do ciclo de toda a vida terrestre.

A cruz com quatro direções, um símbolo de completude, frequentemente representava a Lua. outro símbolo lunar que remonta o período neolítico é o touro, cujos chifres assemelham-se a uma Lua crescente e cuja vitalidade sexual é emblemática da força vital.

Como a água simboliza o sentimento e como a Lua tem forte influência sobre as marés, é natural associar a Lua aos sentimentos; isso coloca a Lua, principalmente, em um modo feminino.

Nos tempos antigos, a própria Grande Deusa era percebida em fases; apesar de seus muitos nomes, tinha três aspectos principais.
No início, era a ninfa ou donzela, correspondente a Lua nova ou crescente. Ela é uma jovem que corre livre pelas montanhas, unida a toda a natureza. Cheia de vigor e vida, dança pelos campos, brincando com animais e flores. Está completa em si mesma e foge de relacionamentos sérios. Se for sexualmente ativa é a Ninfa,  virginal é a Donzela, mas em ambos os casos ela é pura, inocente e esperançosa. Representam esse tipo Ártemis e Diana.
Como Lua Cheia, a deusa se manifestava como a mãe, com a barriga redonda como a Lua cheia. As chamadas "deusas gordas" do neolítico ilustram esses aspecto fértil e fecundo da Lua. Nessa segunda fase, ela é totalmente absorvida em uma relação, seja com seu parceiro ou ainda mais importante, com seu filho; tornou-se uma luz branca radiante que ilumina todos os apaixonados, os amantes que estão em "lua"-de-mel, a fase mais encantadora da Lua.
Como a Lua minguante, a deusa se manifestava como a anciã sábia. No último quarto do ciclo minguante, ela se apressa para atingir a invisibilidade. Fica nua diante da deusa do mundo subterrâneo, descobre a si mesma e encontra o caminho para a luz (o Sol) ou, como Perséfone unindo-se a Hades nas profundezas do mundo subterrâneo, ela ganha a sabedoria para iniciar todo o ciclo novamente. Hécate, chamada deusa das bruxas, representa essa fase. Ela conhecia ervas e elixíres mágicos, curas populares e o controle do clima. A imagem do cão uivando para a Lua foi associada a Hécate. Esse "cão-da-lua" é muito antigo, pois é encontrado em cerâmica balcânica de 5000 a.C. (Antes de Cristo e não Ana Cris tá?...rs...)
Hécate era também a deusa das encruzilhadas, onde se acreditava que as bruxas realizavam seus rituais, o que é uma reminiscência do neolítico, quando a cruz de quatro direções era um símbolo lunar.

A chamada Deusa Lua dos gregos, Selene, raramente aparece na mitologia.

Uma deusa-lua particularmente dinâmica é Arianrhod e é chamada de "A Dama da Roda de Prata". O rei mandou chamá-la porque supostamente era virgem ( a Lua crescente) e por isso era candidata ao cargo de massageadora dos pés do rei.
Mas Arianrhod já era mãe (Lua cheia) e dá à Luz duas crianças no chão do palácio e foge em seguida. A primeira criança é chamada de Dylan, é um deus do mar. O nome do segundo filho é Llew Llaw Gyffes, o Brilhante, e Habilidoso.

Em um mapa astrológico, a Lua funciona, principalmente como um receptáculo, como um caldeirão da deusa que se tornou, na lenda medieval, o santo Graal. Tudo o que experimentamos converge para o útero da Lua. Por isso a Lua é tradicionalmente associada a memória. Tudo o que lembramos, tudo o que experimentamos, está guardado no caldeirão da deusa. Assim, a Lua representa nossos sentimentos, nossos hábitos; em suma, o inconsciente pessoal.

Os primeiros calendários eram lunares e, de fato, há 13 meses lunares em uma ano solar, fato que pode ter a ver com o número 13 ter ganho a fama de azarão aos olhos cristãos. O número 13 era ligado à deusa como o número de luas cheias do ano. Se o calendário lunar ainda estivesse em uso, teríamos 13 meses de 28 dias e meio cada. Curiosamente, a única cultura no mundo moderno que ainda utiliza o calendário lunar é a mais patriarcal de todas, o Islã, simbolizado pela Lua Crescente.

Alguns livros chamam a Lua "personalidade", outros dizem que é o "ego", outros ainda de "alma", simboliza "Mãe" e "Sentimentos".
A Lua permanece envolta em mistérios, como talvez seja o correto, pois é a Guardiã dos Mistérios Sagrados.

Especial Lua - Astronomia

foto NASA
A origem da Lua ainda é um mistério, uma possibilidade é de que a Lua fazia parte da Terra e se separou deixando sua marca no crosta terrestre, marca esta coberta pelo Oceano Pacífico.
Outra teoria diz que a Lua foi capturada pela atração da Terra e outra ainda diz que Lua e Terra foram formadas juntas no espaço.
As principais estruturas da superfície da Lua podem ser vistas facilmente por um telescópio pequeno, um binóculo e até mesmo a olho nu.
Suas crateras chegam a 288 km e possuem formato de pires.
As principais cordilheiras possuem uma incrível extensão de 650 km e alcançam altitude de 6 km.
A temperatura na Lua chega a 100º C durante o dia lunar e -130º C à meia noite lunar, essa grande variação de temperatura se deve ao fato de a Lua não possuir atmosfera e fica sujeita a todo tipo de irradiação direta levando assim a grandes temperaturas pelo dia e pela noite o calor irradia-se para fora.
O diâmetro da Lua é cerca de 3500 Km, seu volume é de 1/50 do da Terra e sua massa é de 1/81 da massa da Terra.
A Lua gira em torno da Terra a uma distância média de 382 mil Km num período de 27 dias, 7 horas e 43 minutos.
O tempo que a Lua leva para completar seu ciclo de fases de Nova a Nova é de 29,5 dias.
A principal causa das marés na Terra é a atração da Lua que tende a atrair a água na parte da Terra que está diretamente sob a Lua.
As grandes marés ocorrem quando o Sol e a Lua atraem na mesma direção e as menores quando atraem em ângulos retos entre si.

Especial Lua

foto Déborah Gérbera
A Lua exerce um grande fascínio no ser humano; Na Astrologia é chamada de planeta, na Astronomia de satélite.
Os primeiros estudos sobre a Lua, nos moldes científicos, foram por volta de 1609, por Galileu; Depois de 1830, o interesse pela Lua diminuiu muito pois pensava que se tratava de um mundo morto.
Mas o mistério que este mundo invoca fez com que muitos observadores amadores continuassem estudando a Lua e descobriu-se por exemplo que havia emissão de gases nela.
No século 20 aconteceram inúmeras tentativas de se conhecer melhor a Lua, até que em 1969 o homem americano pisa em seu solo.
Já nas sociedades naturais, tribais a Lua, desde há muito, participa de suas vidas e possui uma maior importância simbólica do que o Sol.
Tanto que na Índia a Lua possui o maior papel na interpretação de mapas astrológicos.
Em registros mais antigos, observa-se que a Lua, que é sempre um principio feminino, representa um papel mais agressivo, o feminino que persegue o masculino, a Lua que persegue o Sol, esse conceito foi alterado por celtas e saxões patriarcais de forma que o homem persegue a mulher.
O tempo sempre foi contado pela Lua, calendários lunares são sempre mais antigos que os solares; O período médio de revolução da Lua é de 28 dias e meio, similar o ciclo menstrual.
O fato mais importante sobre a Lua é que ela passa por fases e nem sempre foram consideradas as quatro.
A Lua é adoradora sob muitos nomes, há pouquíssimas deusas em todo o panteão dos gregos e celtas que não possuam um aspecto ou manifestação lunar, várias deusas representam toda a escala de simbolismo.
A Lua rege nossos sentimentos, o inconsciente, é muito importante em nosso mapa astrológico, sobretudo para as crianças.
Muitos adultos que se comportam irracional ou imaturamente têm a Lua fortemente posicionada em seus mapas astrológicos.